Dicas de Saúde

Aprenda a ter uma alimentação saudável na gravidez

alimentação na gravidezAlimentação saudável na gravidez, durante a gestação comer corretamente é fundamental para o crescimento saudável do feto, além de ajudar a manter o peso ideal durante toda a gravidez, os cuidados na alimentação devem ser os mesmos recomendados em qualquer fase da vida.

Ainda assim é importante dar atenção alguns nutrientes que vão ser essenciais para o bem-estar da mãe, e do bebê, os alimentos que devem ser ingeridos em maior quantidade, são os cereais tubérculos e raízes, porque são as principais fontes de energia para manter o bom funcionamento do organismo do cérebro.

Dentro destes devem preferir-se os cereais integrais porque são ricos em nutrientes, favorecem o controle de peso o funcionamento do intestino, e o controle dos níveis de açúcar no sangue.

Os legumes e frutas são essenciais para incluir na sua dieta, ricos em vitaminas, minerais, fibras e água, são importantes para a formação e desenvolvimento do bebê, e para a mãe, estes alimentos devem ser ingeridos em todas as refeições e lanches, agriões, couve, brócolis, beterraba, e espinafre são alguns dos legumes que contém ácido fólico essencial ao desenvolvimento do sistema nervoso do bebê, e na prevenção de doenças.

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Já a fruta é uma fonte importante de vitamina “C”, ajudando na prevenção de gripes e resfriados, o leite e derivados, são ricos em proteína e as principais fontes de cálcio, essenciais para a gestante e formação dos ossos e dentes do bebê, no entanto deve evitar-se queijo fresco ou queijos de pasta mole, que podem não ser seguros para as grávidas.

Carne, aves, peixes e ovos, são ricos em proteína, importante para a manutenção dos tecidos do organismo, a carne rica em ferro, ajuda a circulação sanguínea, já o peixe chegou do rico em ômega 3, é importante a visão e sistema nervoso, os ovos contém vitamina d e b 12, que contribuem respectivamente para a formação dos ossos do bebê e para uma boa circulação sanguínea.

Ainda assim prefira aves e peixes, e tenha sempre o cuidado de retirar todas as gorduras visíveis da carne frango e pescado, evitando peixes magros que possam conter, mercúrio como cação a cavala o atum fresco, o peixe-espada, pirá, e garoupa.

As leguminosas são também fundamentais para a saúde pela sua riqueza nutricional, promovem um equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue, têm pouca gordura, e são ricos em proteínas vitaminas e minerais importantes como ferro, se for vegetariana deverá aumentar o consumo de dominózás.

As gorduras, óleo, doces e sal, deve ser consumido de forma moderada, prefira sempre os olhos vegetais, e evite as gorduras animais, quando ingeridos em grande quantidade são prejudiciais à saúde, contribuindo para o desenvolvimento de várias doenças, como por exemplo, obesidade, diabetes, e hipertensão, entre outras.

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Uma alimentação correta e balanceada deve ser variada, coloridas, saborosa, harmoniosa e segura para satisfazer todas as necessidades do organismo.

Procure comer de três em três horas, evite comer carnes, peixes, e ovos mal passados, tal como leite E queijo não pasteurizado, e lave muito bem os alimentos que se comem.

Recomenda-se que beba dois litros de água por dia, para manter o organismo sempre hidratado, não ingira bebidas alcoólicas durante toda a gravidez, porque pode afetar o desenvolvimento do seu bebê, limite o consumo de bebidas com cafeína, mesmo refrigerante alguns tipos de chá e chimarrão, fale com o seu médico para saber qual aumento de peso aconselhado, para si durante a gravidez e que cuidados.

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