Dieta e Nutrição

Alimentos com Vitamina B12, onde encontrar?

Alimentos com vitamina B12, saiba qual a importância da vitamina e suas principais fontes.

a carne é um dos alimentos com vitamina B12

Carne: alimento com teor elevado de vitamina B12.

Os nutrientes essenciais a manutenção da vida são inúmeros, dentre eles, podemos destacar alguns como: vitaminas e minerais. A imagem acima é um exemplo clássico de alimentos com vitamina B12. Mas, antes de nos aprofundarmos em um assunto de vital relevância para a manutenção da saúde do homem em todas as suas fases do ciclo da vida: infância, adolescência, adulta e a velhice, se faz necessário uma rápida passada em um estudo mais generalista a respeito das vitaminas presentes em nosso corpo.

Vitaminas, são definidas como compostos químicos fundamentais ao bom funcionamento do organismo, funcionam principalmente como catalisadoras para reações dentro do corpo.

Desta forma podemos dizer que as vitaminas com seu papel indispensável ao corpo humano, não apenas facilitam mas em determinadas circunstâncias auxiliam nas reações que acontecem no corpo humano que previnem doenças e mantém a saúde.

 

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Agora que compreendemos a importância das vitaminas em nossos organismos, torna-se mais fácil entender também as suas origens: a mais comum e acessível é a origem orgânica, tida em algumas literaturas como a origem natural das vitaminas.

Uma vez que as encontramos nos alimentos mais comuns do nosso cotidiano (animal e vegetal), isso significa que as vitaminas são encontradas nos alimentos da terra como frutas, verduras e legumes, além de estar presente na carne, ovos e leite.

No tocante a vitamina B12 pode-se afirmar que no desenvolvimento fármaco e na busca pelo aperfeiçoamento da saúde, podemos hoje encontrar as vitaminas específicas ausentes ou insuficientes em nosso corpo, sintetizados na forma de compostos industrializados.

São assim caracterizados os suplementos vitamínicos responsáveis por sanar as nossas deficiências vitamínicas, ou seja, os suplementos contribuem para que o corpo receba a quantidade necessária de cada vitamina completando aquelas que apenas com a nossa alimentação não atingiram os níveis suficientes.

A falta de vitaminas pode ocasionar diversas doenças, por isso a importância de ter uma dieta rica em nutrientes. Dentre todos os problemas de saúde até hoje conhecidos, ligados a ausência e a insuficiência de vitaminas podemos destacar os mais recorrentes, aqueles que mais se repetem em casos de pacientes no mundo todo:

– Aparecimento de dificuldades de memória.
– Sensação crônica de cansaço.
– Sensações estranhas na pele, como formigamentos, coceiras e outras (isso é chamado pelos médicos de “parestesias”).
– Às vezes, perda de sensibilidade.
– Depressão.
– Podendo chegar até as situações mais graves, como dificuldade em mover partes do corpo, com paralisia de alguns movimentos (como, por exemplo, erguer as pernas ou caminhar).

Trazidas a tona essas informações pertinentes as vitaminas, podemos agora nos focar em uma vitamina específica. A escolhida é a vitamina B12 assim também é conhecida a vitamina que muitos autores chamam de Cobalamina.

Esta vitamina faz parte do grupo das chamadas vitaminas hidrossolúvel que são aquelas que podem ser absorvidas com água e compreendem as vitaminas do Complexo B e a Vitamina C.

Uma vez que repassamos os problemas de saúde ligados a níveis baixos de vitaminas podemos trazer a luz os benefícios que uma ingestão de nutrientes responsável, fruto de uma alimentação auto-suficiente ou auxiliada pelo consumo de suplementos vitamínicos, podemos dizer que esta é a solução para a pergunta: Onde encontrar a vitamina B12, sendo assim alimentos com vitamina B12 são aqueles indispensáveis numa dieta completa, ou seja, com teores mais elevados dessa substância podemos assinalar seus principais benefícios:

  • Estruturação das células
  • Prevenção da anemia
  • Manutenção do metabolismo
  • Renovação dos tecidos como pele, unhas e cabelos
  • Fornecimento de energia para atividades físicas
  • Proteção do sistema nervoso central em conjunto com a medula espinhal e o cérebro.
  • Benéfica para os músculos
  • Prevenção de câncer
  • Formação de glóbulos vermelhos
  • Proteção do DNA
  • Prevenção da depressão
A noz contém vitamina B12

Nozes: Um alimento de origem vegetal com teor de vitamina B12.

 

 

Então, onde encontrar a vitamina? Nos produtos de origem animal, que são os alimentos ricos em vitamina B12:

 

  • Fígado bovino
  • Carne suína
  • Carne de frango
  • Sardinha
  • Gema de ovo
  • Carnes vermelhas sem gordura
  • Mariscos
  • Queijos
  • Leites (animal, de coco, de soja e de amêndoas)
  • Cogumelos
  • Nozes
Na suplementação você consegue encontrar a vitamina B12

Suplementação de vitamina B12, outra forma de abastecer o organismo com a substância vital.

Há quem necessite fazer uso de outras fontes para repor especificamente a vitamina B12, é o caso dos vegetarianos e veganos, ou seja, estas pessoas fazem uso de alimentos que contém vitamina B12 em quantidades insuficientes, embora os alimentos ricos em vitamina B12 na presença de vegetais estão sempre a sua disposição, contudo a sua falta de vitamina B12 se caracteriza pela não ingestão de carnes, leites e ovos.

 

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Então onde encontrar a vitamina B12 nesses casos? A resposta é nos suplementos vitamínicos. Que para não sofrer com a carência, devem procurar um médico e posteriormente um nutricionista, e através de exames de sangue verificar o nível da vitamina para repor de fora adequada.

Em virtude dos fatos acima mencionados podemos dizer que alimentos ricos em vitamina B12 são indispensáveis para a manutenção da qualidade de vida de todo e qualquer indivíduo. Partindo dessa premissa, este artigo procurou evidenciar de qual forma e onde encontrar alimentos com vitamina B12, seja ela obtida natural ou artificialmente. O importante é a sua permanência em nossa dieta.

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