Dicas de Saúde

Saiba tudo agora mesmo sobre o Anticoncepcional Injetável!

saiba tudo sobre o anticoncepcional injetavel agoraAnticoncepcional Injetável, você já ouviu falar sobre ele? Você tem dúvidas de como usar? Hoje vamos falar sobre isso aqui em nosso Blog.

Você com certeza já ouviu falar sobre esse método, ele é o segundo método mais vendido para as mulheres, ele é um método super comum, e é muito indicado para quem acaba esquecendo as pílulas no dia a dia, você pode aplicar uma vez no mês, ou a cada três meses, isso facilita bastante para quem tem esses problemas de esquecimento.

O Anticoncepcional injetável já está no mercado há mais ou menos 20 anos, então é uma droga realmente recente e as mulheres têm alguns receios sobre o uso, hoje nós vamos tirar essas dúvidas e mostrar pra você que ele tem uma boa eficácia se utilizada da maneira correta.

Duvidas sobre o Anticoncepcional Injetável

A primeira dúvida que as mulheres têm, quando chegou no consultório é se essas injeções são iguais, e na verdade nós temos dois tipos de anticoncepcional injetável, uma opção que é a mensal, para aplicação a cada 30 dias, e a segunda opção que é trimestral, ela difere um pouquinho, porque na opção mensal existem dois hormônios na injeção, enquanto a opção trimestral apenas um hormônio, isso vai trazer um pouquinho de diferença durante o uso e algumas contra-indicações também, se você tem a ideia de começar esse tipo de medicação, o ideal é que você passe por uma avaliação pelo seu médico de confiança.

Leia também: Melhores Anticoncepcionais: Veja as TOP 4 Pílulas Contraceptivas 

A segunda dúvida mais comum, é quando, e como usar esse tipo de medicação, e aí vai depender um pouquinho de como você se encontra no momento que vai iniciar essa medicação, a injeção  pode ser iniciada, se você não usa nenhum método, no primeiro dia da menstruação, se você está usando algum método, como por exemplo a pílula combinada, você pode fazer a aplicação da injeção, no último dia que acabar o comprimido ativo, então último comprimido que tem hormônio da cartela, você pode fazer a aplicação da injeção no dia seguinte, é importante frisar que de um método para o outro, você pode ter que ter um período de proteção adicional, que usar uma camisinha algo assim para se proteger, o ideal friso novamente que você procure o ginecologista de confiança pra fazer essa mudança e se adaptar com essas alterações que podem acontecer.

Como é feita a aplicação do Anticoncepcional injetável?

o anticoncepcional é injetado no bumbum

Uma terceira dúvida comum, é de como é feita a aplicação dessa injeção, essa medicação para ser feita uma aplicação intramuscular profunda, então preferencialmente na região dos glúteos, a mulher escolhe o dia pra começar a aplicação, e a cada 30 dias, com o anticoncepcional mensal, ou a cada 12 ou 13 semanas, com o anticoncepcional trimestral, ela vai receber a aplicação no “bumbum”, é importante cuidar bastante com esse tempo, passando dos 30 dias, outros 91 dias dependendo do método, a eficácia fica comprometida, e algumas vezes você deve fazer um teste de gravidez, pra ter certeza que não está grávida, para voltar a utilizar o método.

Uma outra dica importante, aqui nessa dúvida também, é que depois da aplicação não se faça “compressa”  de água quente, e nem massagens no local da aplicação, pois isso pode alterar um pouquinho absorção da medicação, outro questionamento é se a menstruação continua regular. No geral sim, continua regular, vai depender um pouquinho da adaptação do seu organismo com a medicação, mas como uma injeção mensal, a ideia é que todo mês a mulher tenha a menstruação em um ciclo regular.

Com o anticoncepcional trimestral, pode acontecer um pouquinho diferente, a mulher pode entrar em amenorreia, que é um período sem menstruação, e muitas vezes ficam preocupados achando que está grávida, mas se sendo bem orientada, vai ficar tranquila e perceber que é um efeito do medicamento, por ele apresentar esse período de amenorreia,  e algumas vezes podem ter algumas perdas de sangue, práticas durante os ciclos e  é importante que sempre esteja protegida  com o absorvente.

Converse sempre com seu Ginecologista

sem converse com seu ginecologista.

Se você tenha mais alguma duvida ou coisa assim, é bom estar conversando com seu ginecologista antes de começar o método, uma coisa que pode acontecer também, é você esquecer de tomar injeção no dia escolhido, se você esquecer o erro à data, o importante é que você tenha um método adicional de barreira, como por exemplo a camisinha, pra ajudar se proteger de uma indesejada gestação, se passou muito do tempo é importante que você consultar o seu ginecologista, para afastar uma gravidez, e também para indicar o tempo certinho, e voltar a usar o anticoncepcional injetável.

Quanto à regulação hormonal do corpo vai se adaptar, isso não tem muito problema, a prevenção maior mesmo, é a eficácia do método que fica comprometida se acabar errando o dia da injeção.

Sempre é bom relembrar, que você sempre deve consultar seu ginecologista.

Se gostou de nosso artigo já compartilhe.

[ratings]
Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.