Doenças e Tratamentos

Dermatite Eczematosa Saiba Tudo!

Dermatite Eczematosa, uma entre as principais doenças que mais atingem as pessoas são as relacionadas aos problemas com a pele. Alguns médicos, inclusive, apenas com um olhar conseguem identificar qual pode ser o problema.

 

Dermatite Eczematosa causas e tratamentos

 

A dermatite, que por sua vez, é também muito conhecida como eczema, se trata de um grupo de doença que mais desenvolve inflamações na região da pele.

Inclusive, a dermatite é um problema que atinge pelo menos 1 a cada 5 pessoas, sendo por muitas vezes um problema a ser superado ao longo prazo.

Em geral, existem diversos tipos de dermatites, seja de contato, estase, dermatite atópica e dermatite herpetiforme.

A dermatite atópica, por exemplo, pode surgir acompanhada de uma rinite alérgica.

Contudo, ao decorrer do texto, você entenderá o que é a dermatite eczematosa, como proceder, e quais são os principais sintomas.

O que é?

 

Leia agora: Óleo de rícino para pele, conheça seus benefícios

 

A dermatite eczomatosa se trata de uma doença que se caracteriza por fazer a pele inflamar, resultando em manchas que surgem em tons avermelhados (chamado de erupção cutânea).

A erupção cutânea crônica costuma coçar muito, e é também formada por bolhas e caroços.

Na maioria das vezes os cotovelos ou as dobras dos joelhos, são os mais afetados. Mas também ocorrem em áreas como o rosto, podendo expandir-se para todo o corpo, cobrindo o mesmo em sua maior parte.

Quais são as causas da dermatite eczematosa?

Muitas podem ser as causas da dermatite eczematosa, mas na maioria das vezes ocorre devido a uma hipersensibilidade.

A doença pode surgir devido a vários fatores, tanto internos quanto externos, funcionando de acordo com a resposta da imunidade de cada um organismo com o ambiente.

As pessoas que estão mais suscetíveis com a dermatite e correndo os maiores riscos de desenvolver a doença, costumam ter um pequeno defeito em uma proteína da pele, conhecida por filagrina.

Em outros casos, algo psicológico como estresse muito grande ou até mesmo ter passado por situações muito traumáticas, contribuem para desencadear, por exemplo, uma dermatite por somatização.

Em bebês o problema também ocorre, e geralmente surge devido a troca do leite da mãe pelo leite industrial.

Os Sintomas

Existem diversos tipos da dermatite eczematosa, com sintomas muitas vezes parecidos.

O diagnostico precisa ser feito corretamente, tomando cuidado para não confundi um com o outro.

Em geral, os principais sintomas das dermatites são: Manchas avermelhadas, edemas, pele ressequida, crosta e secreção na pele.

Confira abaixo alguns dos sintomas de forma mais detalhada, os sintomas de vários tipos de dermatite:

Dermatite Atópica

A dermatite atópica, por sua vez, é a mais comum de todas.

Geralmente aparece nos bebês, em seus braços ou pernas, já em crianças ou adultos, é mais frequente em dobras do joelho ou do cotovelo.

Dermatite Herpetiforme

Esta é causada devido a intolerância ao glúten. A doença é caracterizada pelas suas bolhas que frequentemente passam a sensação de queimação e até mesmo coceira.

Dermatite Perioral

A dermatite perioral é um tipo de dermatite que costuma surgir na maioria das vezes em mulheres de 20 a 45 anos, aparecendo como manchas vermelhas e redondas ao redor da boca.

Tem cura?

Infelizmente, assim como acontece com a maioria das doenças de origem alérgica, dependendo de seu tipo de dermatite poderá não haver cura.

A dermatite átopica, por exemplo, é incurável, já a dermatite por contato pode ser curada com o tratamento apropriado.

Para conseguir identificar o seu tipo de dermatite, vá até seu dermatologista para receber um diagnóstico, essa é a única forma segura de ter a informação.

O tratamento geralmente tem a duração de 7 semanas, envolvendo pomadas e a administração de medicamentos que é geralmente realizado via oral.

Tratamento

O tratamento irá variar de acordo com os sintomas e a intensidade do problema. Apenas um dermatologista poderá dizer qual tratamento é o ideal para o seu caso.

Entretanto, existem precauções que podem ser seguidas.

Como por exemplo, para quem tem a dermatite atópica, é fundamental não tomar banhos quentes demais e manter a pele sempre muito bem hidratada.

Para a dermatite de contato, o tratamento pode ser feito por medicamentos via oral ou até mesmo injetável, dependendo do que for receitado pelo médico.

Como prevenir o aparecimento da dermatite eczematosa?

Para prevenir o problema da dermatite eczematosa é necessário sempre manter a pele hidratada, usar sempre luvas de látex evitando as descartáveis quando fizer alguma lavagem no cabelo para coloração ou descoloração, por exemplo.

Sempre seque as mãos com cuidado, e na hora de se banhar evite deixar a água em uma temperatura superior a 34ºC, buscando não demorar mais que 15 minutos abaixo d’água.

Quando a pele de seu rosto estiver irritada, sempre evite o uso de algodão, dessa forma, evitará que a mesma fique ainda mais irritada.  Também não cose em áreas que possuem ferimentos.

Se você desconfia que possui algum tipo de problema na pele, não deixe de ir até o dermatologista, antes que o problema se agrave.

 

Se gostou compartilhe!!!

[ratings]
Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.