Chás e Sucos

Benefícios da erva-doce, usos e efeitos colaterais.

benefícios da erva doce

Erva-Doce Saiba Como Usar, Benefícios e os Seus Efeitos Colaterais!

Erva-doce, tudo isso e muito mais é o que você vai conhecer a partir de agora, erva-doce é uma planta repleta de nutrientes e com muitas formas de uso, um dos seus mais conhecidos e utilizados, é o chá de erva-doce, que possui propriedades benéficas, para diferentes partes do corpo, podendo ser usado de maneira preventiva ou mesmo de maneira constante.

Conheça tudo sobre esse chá e saiba como ele pode te ajudar a ter uma melhor qualidade de vida, a erva-doce já é uma planta muito conhecida pois é usada para diversos fins a muito tempo, há milhares de anos, por egípcios gregos e romanos, ela também é conhecida como Funcho e Anis em alguns lugares, e seu chá é um dos meios mais comuns se ser utilizada e consumida. Além de seu uso popular, como auxílio para um bom hálito, alivia uma série de doenças e melhora a saúde do estômago, devido às suas propriedades carminativa, anti-inflamatório, antioxidante e outras.

Esta popular planta medicinal, tem suas origens no mediterrâneo, mas pode, e é cultivada em variadas regiões com clima temperado ou subtropical, além do seu chá, a erva-doce é muito utilizada na indústria cosmética, e é extremamente comum algum produto ter o cheiro desta erva, que é um dos favoritos aqui no brasil. E a variedade é grande, são cremes para o corpo, para as mãos, para o rosto, champús, condicionadores, perfumes e etc.

É comprovada a eficácia da erva-doce na melhora da pele e dos cabelos. Conheça agora os seus valores nutricionais da erva-doce:

  • Valor energético 1,7 calorias.
  • Carboidratos 0,43 gramas.
  • Proteínas 0,9 gramas.
  • Gorduras totais 0 gramas.
  • Gorduras saturadas 0 gramas.
  • Fibra alimentar 0,17 gramas.
  • Sódio 13 mg.

sementes da erva doce

Confira agora os benefícios da erva-doce para saúde:

  1. Melhora a pele,
  2. promove a saúde dos olhos,
  3. ajuda a evitar anemia,
  4. reduz os inchaços,
  5. ajuda na digestão,
  6. melhora o metabolismo,
  7. evita as cólicas dos bebês,
  8. ajuda a combater o mau hálito,
  9. ajuda na prevenção do câncer.

Confira mais detalhadamente, os benefícios da erva-doce para saúde.

Benefícios da erva-doce para a saúde da pele, como sabemos a erva-doce é uma excelente fonte de vitamina “c” e o colágeno que é o sistema de sustentação da pele, é baseada em vitamina “c”  nutriente essencial, ela também funciona como antioxidante, que ajuda na prevenção de danos causados pelo sol, poluição e fumaça, essa vitamina, também promove a capacidade do colágeno a suavizar rugas e melhorar a textura da pele.

Benefícios da erva-doce para a saúde dos olhos, para os olhos a erva-doce é boa de diversas maneiras, reduz a pressão intraocular e promover a dilatação dos vasos sanguíneos, prevenir e tratar o glaucoma, prevenir a retinopatia dos diabéticos e na lavagem ocular tratando conjuntivites e outras inflamações, esses benefícios serão efetivos, caso você ingira diariamente o chá de erva-doce, o que é muito gostoso após as refeições e antes de dormir, para usar o chá nos olhos coloque ele em um conta gotas, que deverá ser guardado na geladeira.

Benefícios da erva-doce para a prevenção da anemia, a deficiência do ferro é uma das deficiências nutricionais mais comuns e a principal causa da anemia. Alimentos ricos em vitamina “c” como a erva-doce, ajudam a maximizar a capacidade do organismo na absorção de ferro, além disso o aminoácido histidina, também presente na erva-doce, também é útil no tratamento da anemia, pois enquanto o ferro é o principal constituinte da hemoglobina  a histidina estimula a produção de hemoglobina, ajudando também na formação de vários outros componentes do sangue.

Olhe estes outros benefícios!

Benefícios da erva-doce para reduzir o inchaço, ao urinar conseqüentemente reduze inchaços de todo tipo, alivia a sobrecarga dos rins, ajuda nos tratamentos de infecção urinária, aí se você usar o chá desta planta em compressas sob os olhos, reduzirá também as pálpebras inchadas do muito cansaço.

Benefícios da erva-doce para a digestão, a erva-doce é altamente benéfica para aliviar problemas digestivos tais como indigestão, inchaço, flatulência, constipação, cólicas, gases intestinais, azia, intestino irritável, esta erva estimula a digestão e tem efeitos carminativos que acalma o sistema digestivo e evita a formação de gás, além disso pode ajudar a reconstruir o sistema digestivo, após tratamentos de radiação ou quimioterapia, simplesmente mascar uma colher de chá de sementes de erva-doce após as refeições, ajuda na digestão e alivia dores de estômago e flatulência, quando sofrerem digestão, você pode beber chá de erva-doce ou tomar meia colher de chá de pó de sementes de erva-doce junto com a água, duas vezes por dia.

confira mais um dos benefícios da erva-doce

Confira mais benefícios!

Benefícios da erva-doce para melhorar o metabolismo, a vitamina “b6” e responsável para os benefícios da erva-doce energia do metabolismo, quebrando carboidratos e proteínas em glicose aminoácidos, esses compostos menores são facilmente utilizados para a energia usada dentro do corpo.

Benefícios da erva-doce para evitar as cólicas dos bebê, o uso mais amplo da erva-doce para atenuar as cólicas dos bebês de peito, um chazinho de erva-doce se ajuda a criança expelir os gases, reduz os espasmos da mucosa intestinal, alivia o movimento peristáltica, e de quebra induz a um sono tranquilo, este é o uso consagrado por mães e avós de todos os tempos não há dúvidas.

Benefícios da erva-doce para combater o mau hálito, mastigar algumas sementes de erva-doce ajuda a adoçar e refrescar a respiração após uma refeição e especialmente ajudar a se livrar do mau hálito, suas propriedades antimicrobianas combatem os germes que causam mau hálito, suas propriedades antibacterianas e inflamatórias também acalmam a gengiva dolorida, além de mastigar sementes de funcho, você pode fazer gargarejos com o chá  de erva-doce com isso reduzira o mau hálito.

Benefícios da erva-doce para ajudar na prevenção do câncer, o selênio mineral difícil de ser encontrado em frutas e legumes, mas está presente na erva-doce, esse mineral desempenham um papel essencial na função da enzima do fígado, ajudando e desintoxicar alguns compostos que causam câncer, nas inflamações e na diminuição de crescimento de tumores, como visto anteriormente a erva-doce possui folato que também desempenha um papel de sintetizar e reparar o DNA impedindo assim a formação de células cancerígenas a partir de mutações do DNA.

Principais usos da erva-doce.

Por poder ser utilizada por inteiro, a planta pode entrar em muitas receitas, a erva-doce pode ser armazenada na geladeira por quatro dias e aconselhado comer logo após que comprar, pois perde o sabor ao longo do tempo, já as sementes secas de erva-doce podem durar cerca de seis meses se foram estocados em recipientes e locais secos, outro ponto curioso é que no continente indiano como um hábito de mastigar sementes de erva-doce após as refeições para facilitar a digestão e eliminar o mau hálito.

Efeitos colaterais da erva-doce.

Se estiver tomando anti-inflamatórios não esteróides de corticóides, evite consumir a erva, ela não é orientada para gestantes, principalmente em forma de chá, assim como para pacientes fazendo suplementação de ferro e pessoas com diverticulite, refluxo, entre os efeitos colaterais causados pelo consumo excessivo de planta estão, reações alérgicas, náuseas e vômitos.

Leita também!!! Melão de São Caetano Contra o Câncer e o Diabetes?

 

[ratings]
Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.