Dicas de Saúde

Lichia: Conheça os principais benefícios da fruta!

benefícios da lichia

Fruta lichia e seus benefícios

 

A lichia é uma fruta do tipo drupa, com sabor adocicado que possui uma casa rígida e rosada devido às antocianinas (polifenóis). No seu interior ela possui uma polpa esbranquiçada e translúcida (arilo) e apenas um caroço.

A palavra lichia tem origem no dialeto da China e significa quem dá o prazer da vida. De origem asiática, seu cultivo aqui no Brasil começou no século XIX, e deu tão certo com o clima que ela vem sendo amplamente comercializada, especialmente nos estados de Minas Gerais e São Paulo.

Os diferentes usos da fruta lichia

Atualmente a fruta vem fazendo tanto sucesso que podemos encontrá-la facilmente nos supermercados e feiras. Em alimentos industrializados a lichia vem em versões bem variadas como lichia em calda, chá de lichia, iorgute, passa e geleia de lichia.

Além de ser encontrada em produtos de beleza, são muitos produzidos a base de lichia como óleo corporal, hidratante, perfume, levae-in, shampoo e condicionador a venda no mercado.

 

A lichieira

A lichieira pode atingir 15 a 20 metros de altura, com o período de floração nos meses de junho e julho. Tem uma vida longa, dura uns 100 anos até decair e atingir a sua senescência (velhice das árvores).

 

Composição Nutricional

imagens de lichia

Nutrientes da lichia

A lichia é de fato rica em muitos minerais, numa porção de 100 gramas aproximadamente 10 unidades da frutinha de acordo com o site Minha vida são esses os nutrientes e suas quantidades encontradas:

Tabela de nutrientes

  • Valor energético: 66 calorias
  • Carboidratos: 16,53 gramas
  • Proteínas: 0,83 gramas
  • Gorduras: 44 gramas
  • Fibra alimentar: 1,3 gramas
  • Cálcio: 5 miligramas
  • Fósforo: 31 miligramas
  • Ferro: 0,31 miligramas
  • Potássio: 171 miligramas
  • Vitamina C: 1,5 miligramas
  • Tiamina: 0,01 miligramas
  • Tiboflavina: 0,065 miligramas
  • Niacina: 0,6 miligramas

 

Os benefícios da fruta lichia

plantando lichia

Lichia

 

A fruta lichia é rica em vitaminas C e do complexo B, além de possuir os minerais: magnésio, fósforo, cobre, potássio e cálcio em sua composição. Seu consumo é benéfico para qualquer pessoa, pois, não há contra-indicações.

A fruta lichia é riquíssima em água e possui uma pequena quantidade de calorias por 100g, menos de 70kcal.  Confira quais são esses benefícios:

– Ação antioxidante, ou seja, retarda os efeitos do envelhecimento por conta do nível elevado de vitamina C

– Regularização dos níveis de LDL (mau colesterol) e HDL (bom colesterol

– Ação antiinflamatória: a ingestão de lichia serve para tratar inflamações dos tecidos, provocadas por atividades físicas de intensidade elevada, por exemplo. Isso ocorre devido à presença de flavonóis e sua ação anti-inflamatória.

– Emagrecimento / Perda de medidas na circunferência abdominal por conta da presença cianidina na sua composição, substância responsável pela queima de gordura na região do abdômen.

– Evita câimbras devido a quantidade potássio seu consumo auxilia na recuperação muscular e fortalecimento ósseo.

– Fortalece o sistema imunológico, por possuir bastante vitamina C, vitamina solúvel em água que faz o fortalecimento do sistema de defesa do organismo, impedindo algumas doenças.

– Controle da pressão arterial, pois o mesmo potássio que atua nos ossos e músculos auxilia também freando os o sódio no nosso organismo, causador de patologias cardíacas.

– Auxilia o funcionamento do intestino, devido a quantidade de fibras, a lichia atua na regulação intestinal.

– Previne o câncer: os flavonóides presentes na fruta são responsáveis pela prevenção do câncer com o consumo diário da fruta.

– Fortalece unhas e cabelo porque a vitamina B presente na lichia ajuda no crescimento das unhas e cabelo.

 

Como plantar esta Fruta?

 

lichia uma planta maravilhosa

Como fazer o plantio?

O ideal é cultivar a fruta lichia a partir de mudas, pois, o surgimento das primeiras frutas demoras cerca de dez anos. Fazendo o plantio de mudas certificadas, você consegue ver a produção das fritas em 2 ou 3 anos.

A reprodução assexuada desta fruta é feita a partir de qualquer uma dessas técnicas de plantio: alporquia, estarquia, mergulhia e enxertia para garantir os frutos. Essas  são as melhores opções, pois, como há grande uma segregação nas sementes, há muitas chances de mesmo após o período de 10 anos a árvore crescer e mesmo assim não gerar frutos apesar se fazer  todos os cuidados.

É uma fruta típica do verão que cresce em forma de cachos e que necessita de podas para garantir a incidência solar que é essencial no desenvolvimento da lichieira.

Se você optar pelo plantio através de mudas, basta apenas remover a planta com raízes e introduzi-la num vaso conforme o porte dela. Depois de um tempo você transfere para o solo diretamente.

Você gostaria de tentar plantar com as sementes? Siga os passos as seguir:

Passo a passo:

  1. Coloque as sementes para secar num ambiente que sombreado por 10 dias;
  2. Faça a irrigação por cerca de 20 dias;
  3. Depois disso, em dois meses as sementes já terão germinado e produzido as primeiras folhas.

No vídeo você confere como fazer o plantio,  com o passo a passo na íntegra.

 

Se gostou do artigo, leia também Picada de Aranha: O Que Fazer?

 

[ratings]
Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.