Dicas de Saúde

Menstruação na gravidez é mesmo possível?

Menstruação na gravidez isso pode?

Menstruação na gravidez é mesmo possível?

Menstruação na gravidez, Em geral, todo mundo sabe que uma mulher gravida não menstrua.

No entanto, nem sempre isso é verdade.

Para se ter uma ideia, uma a cada 5 mulheres podem menstruar logo nas primeiras semanas de gestação, o que é considerado algo muito comum entre as futuras mamães.

O problema é que uma mulher grávida que continua menstruando não tem suspeitas de gravidez, e com isso, muitas só descobrem que estão gravida muito tempo depois.

Em contrapartida, menstruar na gravidez não é algo considerado normal, e caso este venha a ser o seu caso, o recomendado é buscar fazer uma consulta com um médico para verificar as causas.

A menstruação na gravidez, na verdade não se trata de um ciclo menstrual, e sim de um sangramento vaginal que ocorre em alguns casos e que podem colocar o seu bebê em risco.

O que é menstruação?

Primeiramente, precisamos entender o que é a menstruação para depois compreender o porquê pode ocorrer o sangramento vaginal em mulheres grávidas.

A menstruação nada mais é que a descamação das paredes dentro do útero, que por sua vez, ocorre pela ausência da fecundação.

Tudo começa pelo óvulo, que em todos os meses passa por diversos processos se preparando para o recebimento de um embrião que pode estar por vim.

Este processo ocorre pelo desenvolvimento dos vasos sanguíneos, e pela proliferação de células do endométrio, que são os responsáveis por fornecer os nutrientes necessários para o futuro feto.

Contudo, o corpo de uma mulher se prepara para engravidar todos os meses, iniciando pelo primeiro dia do seu ciclo menstrual.

O que acontece é que se o óvulo não for fecundado em pelo menos 24 horas, não há o porquê de o organismo manter o útero preparado para a chegada de um embrião, desse modo, a parede do endométrio desaba, carregando com ele o muco, água e o sangue.

Leia mais sobre: Como acabar com a azia: conheça 4 remédios naturais

O que pode causar o sangramento vaginal na gravidez?

Como já vimos, se não houver a fecundação a menstruação desce, mas já que para estar grávida precisa fecundar, você pode estar se perguntando: “Então, o que faz com que o sangramento vaginal ocorra?”

Existem diversas razões que podem levar o sangramento durante o período de gravidez, desde coisas mais simples a problemas mais graves.

As causas podem variar de acordo com o tempo da gestação. A menstruação na gravidez só é comum quando ocorre nos primeiros 15 dias.

Entre as causas que ocorre o sangramento vaginal na gravidez, está o sangramento de implantação.

O sangramento de implantação é uma perda de sangue que pode ocorrer quando o embrião fica implantado no endométrio.

Embora o sangramento de implantação seja realmente distinto da menstruação, geralmente é muito confundido com o mesmo.

Além disso, até mesmo mudanças hormonais também podem ser algum dos sintomas da menstruação na gravidez.

Também é válido notar, que sangramentos pequenos não representam um perigo para o bebê, mas sempre é importante avisar o médico caso tenha sangramento constantemente, principalmente os que vierem acompanhados de dores abdominais ou febre.

Saiba também sobre: Os Melhores Anticoncepcionais

A menstruação na gravidez dura quantos dias?

Caso fique a dúvida de quanto tempo dura a menstruação na gravidez, a resposta é 15 dias após a concepção.

Entretanto, devido a fecundação do óvulo e o embrião implantado na parede uterina, é possível que ocorra um sangramento que dure bem menos, entre 3 a 4 dias.

É possível sentir cólica na gravidez?

Além do sangramento vaginal, também é possível que a grávida sinta cólica, e por isso, é tão confundido com um ciclo menstrual normal.

Outras coisas como, variação do humor, retenção de líquidos ou aumento dos seios, podem ocorrer não só no período pré-menstrual, como também na gestação.

Como saber se é gravidez ou menstruação?

Se você não sabe se o que tem é mesmo menstruação, ou se pode ser gravidez, o melhor é fazer logo um exame para tirar a dúvida.

No entanto, para tentar levantar suspeita, você deve rever se a sua menstruação veio no dia certo, se tem a mesma duração que sua menstruação comum, e se o sangue também possui as mesmas características. Caso a resposta seja sim, dificilmente você está em período de gestação.

Quais são os dias férteis para engravidar?

Os dias férteis são aqueles dias em que a mulher está ovulando, e por isso tem mais chances de engravidar.

Esses dias são 14 dias antes do início do ciclo menstrual, geralmente com a duração entre 6 a 7 dias.

Poderá ocorrer também sangramento se a gravida tiver relações sexuais, uma vez que o canal de parto tem muito mais sensibilidade.

Quando isso ocorre, se o sangramento persistir por mais de 1 hora, o recomendado é consultar um médico.

Caso descubra uma gravidez, é importante salientar que deve-se evitar o consumo de álcool durante a gestação e ter uma boa alimentação, para garantir uma gravidez segura e saudável tanto para o bebê quanto para a mãe.

Se Gostou Compartilhe!!

 

[ratings]
Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.