Dicas de Saúde

Picada de Aranha: O Que Fazer?

Como proceder depois de uma picada venenosa?

picada de aranha saiba como proceder em um caso deste

Como proceder depois de uma picada de aranha.

Picada de aranha – As aranhas são pequenos animais constituídos por uma carapaça de quitina e que são produtores de seda ou teia. Assim como qualquer outro inseto, a sua picada pode causar lesões quando se sentem sob ameaça, é uma reação natural de defesa.

São milhares de espécies de aranhas e a maior parte delas lança veneno durante uma picada, mas não são todas que conseguem penetrar o veneno em nossa camada de pele.

 

Picadas de aranha

No Brasil, as picadas de aranha consideradas mais nocivas a nossa saúde são da aranha marrom e da aranha armadeira, nesse artigo vamos abordar suas características e como proceder após esse acidente doméstico.

Sintomas de picada de aranha

De modo geral, a picada de aranha produz uma lesão na pele que é bem visível. Essa lesão pode vir de diversas formas de apresentação: com um furo no meio, formando pus, causando vermelhidão e trazendo outros sintomas no organismo mais graves, podendo levar a necrose da região e o indivíduo a óbito, dependendo da gravidade.

O ideal é capturar o animal para levar até o posto médico para fazer a identificação mais precisa. Quando não é possível fazer a identificação do inseto, a forma de apresentação da picada na pele é um bom indicativo para aplicar o soro mais adequado.

 

Já leu nosso artigo, Como acabar com a azia: conheça 4 remédios naturais.

 

Picada de aranha marrom

picada de aranha marrom

Loxosceles sp.  é o gênero da aranha marrom, tipo mais comum nas regiões urbanas do sul e sudeste do país. Visualmente pode ser identificada por dois aspectos: os três pares de olhos que possui e a mancha em seu cefalotórax.

A picada de aranha marrom inicialmente é assintomática, cerca de 30 minutos é que se inicia uma forte dor e queimação nessa área.

O local da picada de aranha marrom fica então bem inchado, formando uma bolha de cor escura. Pode haver formação de pus na região. Além disso, outros sintomas podem ocorrer:

urina escurecida

enjôo e vômito

febre e calafrios

dores nas articulações

A aranha marrom, conhecida como aranha violino, é sempre encontrada em ambientes escuros como guarda-roupas, armários. A constante limpeza desses locais impede que o aracnídeo faça morada em nossa casa, causando esses transtornos a saúde.

 

Picada de aranha armadeira

Picada da Aranha armadeira

Phoneutria é o gênero da aranha armadeira, comum em todo o território brasileiro. É uma das mais venenosas e é considerada agressiva, devido à forma de alongar as pernas para aumentar a região que ocupa para fazer a demonstrando de sua posição de ataque no momento no qual se sente sob ameaça.

Sempre são encontradas em vários locais dos ambientes domésticos, como roupas, calçados, móveis e cortinas. Nos ambientes externos, são vista em troncos de árvores, bananeiras e buracos no solo.

A picada de aranha armadeira possui um veneno de ação muito rápida, por essa razão pode levar a morte qualquer pessoa, criança ou adulto. Por isso é tão importante levar a pessoa picada ao médico o mais rápido possível.

O veneno da picada de aranha armadeira ao ser inoculado no organismo humano deve ser tratado com o soro específico. Os sintomas da picada, além de dor na região e em todo o membro, são:

– batimentos cardíacos acelerados;

– febre;

– suor excessivo na região da nuca.

O que fazer?

Primeiramente você já viu que deve identificar o inseto que fez a picada. Se for possível encontrá-lo, tente fazer a captura e guardá-lo em um recipiente transparente. Leve a aranha viva ou morta ao pronto-socorro.

Isso vai te auxiliar no momento de procurar auxílio médico. Tendo o aracnídeo em mãos, é mais fácil injetar o soro que depende do tipo de lesão. Esse soro é um anti-histamínico que anula a ação do veneno no organismo.

Não aplique nada sobre o local da picada de aranha, faça apenas a higienização da região lavando com água e sabão ou fazer assepsia com álcool em gel. Se quiser diminuir o inchaço ou vermelhidão coloque uma compressa de gelo sobre o local. Também é importante manter a região do ataque elevada para evitar que o veneno se distribua rápido na corrente sanguínea.

Como evitar essas picadas?

Os insetos pequenos costumam se abrigar em locais escuros e apertados. Seu guarda-roupa, sapatos, armários, bolsas parecem ser os locais preferidos e áreas urbanas. Faça a uma limpeza e organização semanal desses lugares para que não seja abrigo de insetos.

Mesmo com a limpeza periódica, mantenha-se alerta sempre: antes de colocar as roupas e os calçados, ainda que guardados em armários, agite bastante para garantir que não há aranhas ou para fazê-las sair. Dessa forma você não vai comprimir o inseto e se poupar de uma reação agressiva e venenosa na pele.

Se gostou não deixe de compartilhar!!!

[ratings]
Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.